Como fazer uma playlist de DJ

Como fazer uma playlist de DJ

Criando a melhor playlist para qualquer evento!

Você acredita que ele pode misturar? Isso é ótimo, mas você tem experiência como DJ? Mixar é mais do que simplesmente combinar batidas. Você sabe como fazer o set de DJ ideal?

Você tem a capacidade de causar uma sensação, levar seu público a uma experiência musical e formar memórias. Portanto, é melhor estar preparado.

Este artigo explicará exatamente como você pode criar o melhor DJ set e ensinará como escolher a playlist ideal para atrair o público e ficar para sempre lembrado! Vamos começar.

Compreenda o ambiente em que você trabalha como DJ

É claro que você deve pensar nisso primeiro. Criar uma playlist de DJ que você acredita ser a melhor de todos os tempos apenas para descobrir que seu público não a quer. Isso vale para qualquer tipo de DJ, seja em uma boate, bar, recepção de casamento ou festa de aniversário.

Primeiro, você deve considerar algumas coisas importantes.

Em que local irei tocar?

Certos locais musicais esperam certos estilos de música, independentemente de você gostar ou não. Por exemplo, o público de um bar de vinhos espera uma boa música para conversar. As pessoas esperam que você reconheça algumas faixas se você é DJ em um bar. Você provavelmente quer manter a intensidade de suas músicas em um ou dois níveis se estiver tocando em uma sala de hotel.

O tamanho do local, a acústica e o objetivo principal são todos importantes, e as pessoas tendem a esperar que seus requisitos sejam atendidos nesses locais. Embora você possa preferir cantar alguns hinos, se você não tiver lido a sala corretamente, pode não receber as respostas que esperava.

A que horas irei tocar?

Tocar a música certa no momento certo é fundamental; mais uma vez, isso ajuda a atender às expectativas que você não pode controlar. Seu público tem o controle sobre isso!

Por exemplo, se uma boate tiver um horário definido, o tipo de set que as pessoas desejam às 22h será completamente diferente do que desejam às 3h. As casas de noite geralmente gostam de aumentar a intensidade durante a noite e manter o público animado até o fim Parece ser mais difícil do que é.

Muitas vezes, o fato de DJs de alto calibre saberem exatamente o que tocar e quando tocar faz com que os sets que eles tocaram sejam os mais marcantes.

Quanto tempo dura o show?

Selecionar o número certo de músicas e organizar a vibração em todo o set são outras considerações cruciais. Aqui está um formato simples que você pode usar para construir seus conjuntos com base na duração.

  • 10-30 minutos – Comece imediatamente, cause impacto com seu gênero musical, mixagens e cortes curtos e compactos
  • 30-60 minutos – Abra com algo especial, aumente a energia durante os primeiros 30 minutos, mantenha por 10-15 minutos, termine com algo memorável e diferente
  • 60 – 120 minutos – Tempo suficiente para construir e mudar para novos estilos ou provocar o público durante a primeira hora e deixar rolar na segunda hora
  • Mais de 120 minutos – Os níveis de energia atingirão o pico, o platô e possivelmente cairão durante um set longo, então esteja preparado para revigorar o público e trazer muitas surpresas ao longo do caminho.

É claro que isso é apenas uma noção aproximada do que você pode fazer, mas esses formatos geralmente funcionam melhor. Muitos DJs de classe mundial o testemunharam e testaram, e se você examinar os sets da maioria dos grandes DJs, verá esse padrão em seu intervalo de tempo.

Filtre sua biblioteca

Agora você sabe onde tocar e provavelmente tem uma ideia do estilo que vai tocar. É hora de reduzir a quantidade de músicas em sua biblioteca para aquelas que você realmente precisa.

Embora existam muitos métodos úteis para começar a filtrar, é necessário fazer alguma preparação antes.

Certifique-se de que os metadados completos de todas as suas faixas estejam disponíveis. Isso inclui BPM, tom, gênero e classificação.

Eu avalio todas as músicas na minha “caixa de discos”.

A classificação não é apenas baseada em minhas preferências pessoais, mas também em como acredito que o público a verá. A reação esperada aumenta com o número de estrelas. 5 estrelas provavelmente deixarão as pessoas confusas, enquanto 1 estrela ainda será apreciada, mas provavelmente terá menos impacto. É como uma classificação de intensidade.

Agora você pode filtrar sua biblioteca com esses dados.

Comece com o BPM. É recomendável escolher intervalos de batidas por minuto específicos, a menos que você esteja misturando vários gêneros, até 10 BPM acima ou abaixo do seu nível base. Se estiver forçando outras faixas do seu setlist a tocar a uma taxa de 8 por cento ou mais, esse não precisa ser o BPM original da sua primeira música. Certifique-se de tocar toda a sua faixa em uma velocidade neutra ou positiva.

O próximo é o tipo de música. É possível escolher vários gêneros, é claro, mas você deve filtrar por isso para ver as faixas que se complementam.

Esses dois filtros reduzirão sua biblioteca a uma quantidade gerenciável, da qual você agora começará a escolher faixas e experimentar mixagens.

Quer saber qual software de DJ é melhor para armazenar sua biblioteca? Confira este artigo em nosso site comparando outros programas de DJ.

Analise suas trilhas completamente

Compreenda suas trilhas internas e externas. Você deve ficar mais familiarizado com elas quanto mais você as toca, para que possa tocar todas as músicas sem mixá-las. Você aprenderá sobre sua duração, pontos de sinalização potenciais e peças que você pode fazer em loop.

É hora de encontrar faixas adicionais que o complementem.

Costumo escolher pelo menos duas faixas adicionais que acho que funcionariam bem. Esse “benefício” geralmente depende de ter tocado bastante as faixas e conhecê-las bem. Quando você os joga mais, fica mais fácil agrupá-los.

Quando você estiver perto do final de uma faixa, comece a mixar um ponto de sinalização de uma das faixas que você acredita que irá funcionar bem com ela. Embora você precise saber como vencer a partida, sinta-se livre para se ajustar e simplificar sua vida agora. Você apenas está interessado em ouvir como essas duas músicas se misturam quando elas são combinadas.

Você logo descobrirá quais batidas funcionam bem juntas, quais frequências baixas e médias complementam ou colidem . A maioria dos softwares de DJ modernos possui uma coluna de “comentários” em sua biblioteca, use a seção de comentários e armazene todas as notas conforme você avança. Isso é especialmente útil se você estiver ajustando o tom de uma faixa para corresponder a outra. 

Uma nota como “ Definir tom para 2,49 para combinar com a faixa X ” pode economizar muito tempo procurando a configuração certa durante seu set de DJ.

Lembre-se que você pode criar grupos de 3 músicas que contenham faixas de outros grupos.

Ordene suas faixas na playlist

Você provavelmente notará que não todas as faixas são boas para começar ou concluir o show. Algumas músicas funcionam melhor quando mixadas com outras faixas, enquanto outras faixas definem o tom e a vibração perfeitamente e podem ser um bom começo para seu set.

Afinal, é mais difícil começar e terminar um set; você precisará de um bom abridor forte e geralmente algumas opções para fechar; os sets podem ultrapassar ou ser interrompidos por diversas razões, sendo que o seu final precisa ser flexível. Mas o seu começo é fundamental!

Em alguns de seus grupos de 3, devem ter algumas músicas com áreas atmosféricas abertas ou pelo menos uma pausa onde você pode fazer um loop, adicionar efeitos, ou até mesmo editar para fazer o perfeito início. Você pode usar todos os tipos de truques para começar o show. Estas são alguns.

  • Escolha uma faixa que não comece com batidas
  • Comece a faixa a partir de um ponto de sinalização
  • Adicione efeitos ao início que tornem sua faixa de abertura diferente da original (use delay , reverb , flange ou filter )
  • Faça um loop em parte da faixa com filtros adicionados, depois remova o loop e pronto!
  • Comece com a cappella  e traga as batidas da sua próxima faixa no momento certo (geralmente o refrão)
  • Crie efeitos sonoros , seus próprios vocais ou palavras faladas para abrir e, em seguida, solte a batida quando for o momento certo

DICA: Neste artigo a gente ensina como criar e editar uma playlist no Spotify Confere lá!

Adicione mais faixas depois de iniciar

É hora de adicionar mais faixas à sua lista de seleção. É aqui que os seus grupos entram, principalmente os que têm músicas em mais de um grupo. Coloque seus grupos na lista de reprodução e, se as músicas estiverem em diferentes grupos, coloque-as um após o outro. Esta é a maneira mais rápida de ter uma ideia de como o seu set de DJ funcionará. Como você pode ver, com esta ordem, as faixas devem se complementar.

No entanto, isso não indica que esta seja a melhor ordem. Você deve fazer algo um pouco diferente, embora queira que as faixas funcionem bem juntas.

Adicione surpresas ao seu mix de DJ

Sua mixagem será principalmente suave e possivelmente um pouco monótona se o seu set for apenas esses grupos de elogios sequenciais. As pessoas precisam de surpresas, não de faixas ruins. Quando coisas inesperadas acontecem, as memórias são forjadas.

Considere todos os grandes DJs que você já viu, o que é o que mais chama a atenção? Foi a música que eles lançaram que deixou o lugar em frenesi e fez todos implorar por mais, ou foram as mixagens suaves e sedosas e as músicas perfeitas?

Adicionar um pouco de tempero à sua lista de reprodução é o que provavelmente criará sets de DJ memoráveis, então dê uma olhada em sua biblioteca. Aqui estão algumas dicas para você começar.

  • Escolha músicas de diferentes estilos, mas com ritmo semelhante. Embora surpreenda completamente o público, isso ajuda a manter o ritmo.
  • Adicione uma ou duas faixas de cinco a dez anos atrás. Há anos que as pessoas não ouviram falar sobre isso. Isso nunca decepciona!
  • Acrescente uma versão a cappella de uma música conhecida à sua lista de reprodução de DJ ideal. Em seguida, aumente a percussão e as batidas para que o público realmente cante junto.

Embora existam muitos outros métodos para surpreender seu público, estes são um bom lugar para começar. Sua lista de reprodução será mais memorável com mais criatividade.

As pessoas gostam do inesperado. No entanto, considere cuidadosamente como isso afetará outras partes de sua vida. Use os elementos surpresa com cautela. Se você não conseguir manter o fluxo do seu conjunto, pode ser difícil recuperá-lo. Acredito que as combinações relacionadas a esses elementos surpresa são as mais cruciais de todas.

Esses momentos da sua playlist podem transformar um set de bom em incrível se você os escolher corretamente!

Crie hot cues, looping cues e marcadores

Criar o setlist de DJ ideal começa com a escolha das faixas. Uma multidão foi impressionada por isso uma vez. O hardware de DJ eleva a criatividade e permite que você faça muito mais agora, e você vai querer aproveitar isso.

O software de DJ moderno permite definir vários pontos de sinalização, comumente chamados de “hot cues”, em vez de apenas um ponto de sinalização inicial em uma faixa. Isso permite que você pule para o ponto de sinalização imediatamente e continue jogando a partir daí. Você pode remixar qualquer música ao vivo.

Certifique-se de que pelo menos quatro hot cues estejam configurados. Um no início, outro quando os vocais começam a tocar, terceiro quando o primeiro intervalo começa e quarto quando a faixa está perto do fim. Este é o mínimo, mas permite que você experimente o tempo necessário para mixar a faixa e começar o intervalo. A garantia de que a estrutura de quatro batidas das duas faixas corresponda já não é necessária.

Certifique-se de definir todos os pontos, pois podem ser até oito cue points. Eles são especialmente úteis para marcar quando as melodias entram ou saem, quando os vocais começam, quando os refrões começam e quando vários intervalos começam e terminam.

Use loop cues

Eles parecem hot cues, mas são loops pré-definidos com um ponto inicial e final. Saltar e iniciar um loop é muito criativo com isso. Você agora tem uma faixa sem fim com um loop de percussão ou vocal útil.

Então, você pode adicionar sua próxima canção na lista de reprodução, ou talvez uma canção vocal acapella, ou adicionar efeitos para criar um novo som. As dicas de loop permitem que você seja criativo sem se preocupar com o final da faixa.

O que são marcadores?

Alguns softwares de DJ permitem que você adicione notas à sua faixa. Eles servem como um alerta visual para eventos que ocorrem em uma faixa de tempo, embora normalmente não sejam acessíveis perfeitamente. Assim, você pode descobrir a que distância uma nova melodia pode estar ou quando começa o verso 2 ou 3.

Certifique-se de tocar todas as faixas totalmente e pense em onde colocar seus hot cues, loop cues e marcadores, independentemente do software e hardware de DJ disponíveis.


Pratique suas mixagens

Agora que você tem suas faixas na ordem certa, juntamente com algumas surpresas. Com seus cue points configurados e cada faixa examinada minuciosamente, é hora de praticar seu set.

Antes de começar, veja algumas dicas de DJ para melhorar seu tempo:

  1. Faça anotações enquanto mistura e adicione comentários às faixas da sua biblioteca. Podem escolher sons para ouvir ou tirar notas sobre quando mixar.
  2. Se você achar que suas posições dificultam a mistura, ajuste os hot cues. Para obter a mixagem ideal, você pode movê-los para que as estruturas das duas músicas estejam mais sincronizadas.
  3. Quando você usa o modo de sincronização ativado, você não precisa se preocupar com a correspondência de batidas porque você está observando quando mixar cada faixa, o que reduz a carga de trabalho.
  4. Se sentir que uma faixa não está funcionando, pare e tente outra. Ajuste sua lista de reprodução ao avançar.
  5. Repita o set list desde o início várias vezes até que você tenha certeza de que as faixas estão na ordem correta.
  6. Para melhorar uma lista de DJ, experimente loops e efeitos. Apenas não os use demais; uma vez que suas faixas estão bem estruturadas, tente fazer novos sons.

A prática garante que sets de DJ perfeitos e memoráveis não ocorram inesperadamente. Assim, com mais experiência com um DJ set, você aprenderá mais sobre as coisas que funcionam e não funcionam e como melhorá-los.

Eu aconselho que você reserve um tempo suficiente para fazer tudo isso em um único dia. Isso ajudará você a analisar melhor todo o conjunto e manterá as mixagens e músicas frescas em sua cabeça. Retomar seus treinos antes do grande show é, sem dúvida, benéfico. Você verá a situação de dentro para fora quando o grande dia chegar.

Experimente sons

Eu realmente aconselho que você carregue os samples e brinque com eles durante o set se você estiver usando software ou hardware de DJ que permite samples exclusivos e em loop. Existem várias maneiras de melhorar um conjunto e adicionar uma camada completamente nova às suas músicas.

O tipo de amostra que funciona melhor é dividido em dois tipos principais.

Loops de percussão

Eles funcionam bem quando se trata de remixar uma música em tempo real. Eles estão disponíveis como pacotes de fornecedores como o LoopCloud e podem ser adquiridos online. Você até pode fazer o seu próprio. Acrescente uma camada percussiva à faixa que está tocando após sincronizar o BPM com sua faixa master.

Eu aconselho que você mantenha o nível de volume abaixo da faixa master porque você está tentando adicionar textura de áudio a uma música produzida profissionalmente, em vez de a sobrecarregar.

Amostras de efeitos sonoros únicos

Eles não são loops, mas podem ser paisagens sonoras e efeitos maravilhosos que adicionam atmosfera ou intensidade a uma faixa. Efeitos sonoros mais comuns incluem batidas de pratos, baterias e sons conhecidos (pense em alarmes e raios laser!), mas você pode ser muito mais criativo do que isso.

Vocais, sons giratórios que se movem para a esquerda e para a direita, pads e outras texturas de som que desaparecem ou terminam em vez de um loop são exemplos de amostras únicas. Usando seu hardware de DJ, você pode adicionar mais efeitos e filtros.

Leve seu público em uma jornada

Aguardando o melhor até o fimNa hora de criar a melhor lista de DJ, esta é de longe a dica mais importante que tenho para você.

Você está no controle do seu público, pode ditar sua energia, humor e conexão emocional com a música que está tocando, então você deve levá-los ao longo de sua vida com seu set de DJ.

Playlist para DJ

Seja você iniciante ou experiente, dominar esta habilidade é absolutamente essencial para qualquer DJ.

Portanto, não é simplesmente encontrar músicas incríveis que funcionem bem juntas. Aqui estão algumas recomendações.

  • Considere as maneiras pelas quais você pode aumentar a intensidade em todo o set do DJ.
  • Observe como o estilo das faixas em sua lista de reprodução muda de uma faixa para outra.

Você também pode encerrar um “capítulo” específico de seu set com seus elementos surpresa e faixas, ajudando você a mudar a atmosfera e fazer a transição para um estilo, ritmo ou gênero musical diferente de maneira memorável.

Você terá mais tempo para brincar com essa jornada, construindo, derrubando, mudando de estilo e unindo uma paisagem sonora quanto mais longo for o seu set de DJ. É certo que muitos DJs não têm essa habilidade, mas uma coisa que você sempre perceberá é que os DJs mais talentosos do mundo são mestres absolutos.

Pense nas suas playlists de DJ como um quebra-cabeça. Adicionar cada peça ao quebra-cabeça cria uma imagem maior. Uma narrativa que as pessoas vão lembrar.

A hora é sua!

Há muito para se concentrar e ajudará a construir uma setlist de DJ totalmente nova.

Lembre-se de conhecer sua música do início ao fim, estude-a cuidadosamente e certifique-se de que sua biblioteca esteja cheia de marcadores, hot cues, loop cues e comentários. Depois disso, você estará preparado para combinar qualquer faixa em sua caixa.