5 Melhores Práticas Para ser um Bom DJ

5 Melhores Práticas Para ser um Bom DJ

Sente que suas técnicas de DJ não está indo a lugar nenhum? Não consegue arrasar em uma mixagem ou truque? Talvez essas cinco dicas ajudem.

Cinco Práticas Para ser um Bom DJ

1. Defina seu objetivo

No que você realmente precisa trabalhar? Você precisa se sentir confortável com seu equipamento? Você quer mixar sem sincronizar?

Quando eu estava começando, meu objetivo era “ser DJ por três horas sem cometer um erro”. Esse provavelmente é um bom lugar para começar. Mas seja lá o que for, estabeleça uma meta antes de começar e mantenha-a em mente enquanto toca – isso o manterá focado, e somente fazendo isso você saberá quando chegou lá.

2. Escolha sua primeira música e pressione play

Depende do seu objetivo escolhido, mas eu recomendo fazer sua sessão de prática o mais próximo possível de um DJ. Isso significa que você começa colocando sua primeira música e apertando play. As seleções de músicas serão feitas na hora, indo em frente, escolhendo de playlists ou caixas que você empacotou antes. Elas são chamadas de “prática”, afinal – não “teoria”!

Praticar e gravar suas sessões  é uma ótima maneira de descobrir em quais áreas você precisa melhorar. Isso permitirá que você experimente seu set como um membro da plateia, o que é muito diferente de ouvir a si mesmo enquanto mixa.

3. Entenda que praticar nem sempre é divertido

Há algumas coisas que você precisa praticar mais do que outras – talvez seja um scratch que você está tentando acertar, ou uma transição entre duas músicas que sempre lhe deu problemas. Seja o que for, você tem que perceber que, embora ser DJ seja divertido, praticar para melhorar como DJ também pode ser difícil. Você melhora quando trabalha em coisas nas quais não é bom – e falhar repetidamente em algo que você está tentando melhorar não é uma sensação boa. No entanto, é necessário – é isso que separa os grandes DJs daqueles que simplesmente sabem ser DJs.

Para evitar que as prática pareçam um trabalho exaustivo, divida suas sessões em duas: pratique o que você já é bom (o que é ótimo) e, em seguida, pratique o que precisa melhorar (o que não é ótimo). Isso mantém o fator divertido de ser DJ, mas ainda tem tempo de sobra para trabalhar em suas fraquezas.

Além disso, tente encontrar um equilíbrio entre “repetir a mesma técnica várias vezes” e “tocar como se fosse um DJ set da vida real”. É importante manter o foco, decidir o que você está praticando, ficar firme e seguir em frente.

4. Ouça novamente sua sessão

Depois de praticar, faça uma pausa e reproduza sua sessão para ter uma ideia do que você realizou. Pense no ritmo e pense em como você poderia melhorar as mixagens que não funcionaram. Liste as transições que você gostaria de refazer e ajustar, anotando seus códigos de tempo para que você possa consultá-los na próxima vez.

Se ouvir suas próprias coisas parece uma dor ou uma perda de tempo, então você deve se esforçar mais para fazer algo de que se orgulhe – ou apenas esperar um pouco antes de fazer isso.

5. Não pense demais: “apenas faça”

É o conselho mais importante que posso oferecer – não pense, faça. Praticar e ficar bom me deu a confiança e as habilidades que eu precisava para fazer o que realmente importa – marcar shows, ver cidades diferentes e ganhar dinheiro fazendo algo que eu amava.

Pra finalizar:

Não posso enfatizar o quanto ser DJ ficou mais fácil para mim quando comecei a abordar as sessões de prática com a mesma diligência que tinha quando praticava para tocar violão. Muitas pessoas ignoram a importância da prática e de “fazer o trabalho”, o que eu acho que é devido ao sucesso instantâneo / cultura impulsionada pelas mídias sociais que prevalece agora. Aprender a praticar de forma eficaz e estabelecer uma rotina consistente leva tempo, mas quando você se acostuma, o progresso vem mais rápido.